Páginas

domingo, 30 de setembro de 2007

50º Aniversário dos Capelinhos - Seminário

Para concluir esta série contínua ao longo desta semana a assinalar o arranque das Comemorações do 50º Aniversário da erupção dos Capelinhos, seguem-se as fotos do seminário "Capelinhos - 50 anos de ciência".
Os intervenientes da sua direita para a esquerda: Raquel Soeiro de Brito, Britaldo Rodrigues, Frederico Cardigos, Robert Tilling, Victor Hugo Forjaz (clique para ampliar).

O convidado principal e membro da Comissão de Honra, o Vulcanólogo Robert Tilling, do Observatório Vulcanológico do Havai que dissertou sobre a história da geologia, os riscos vulcânicos e a importância e técnicas de monitorização(clique para ampliar).

Para quem não é conhecedor das ciências vulcanológicas fica aqui a informação sobre a importância do Vulcão dos Capelinhos:
Foi o primeiro vulcão mundial submarino e de longa duração (13 meses) que por se encontrar próximo da costa numa zona habitada, foi possível acompanhar e efectuar o registo da sua evolução em imagens e de parâmetros fisico-químicos desde o seu primeiro dia até ao último, num momento de desenvolvimento das ciências da terra. O que permitiu um manancial informativo único e com a relevância de ter começado como submarino e evoluído para subaéreo, com períodos de transição entre ambos os tipos ao longo de 5 meses (Dezembro a Maio).
Os elementos sobre o conhecimento do vulcanismo submarino depois foram completados com uma outra erupção na islândia - Surtsey.
Neste acompanhamento científico realço, pela sua presença neste seminário, a Geógrafa Raquel Soeiro de Brito que apesar da sua idade mostrou uma frescura física e mental invejável.
Para relatar a evolução do vulcão, surgirão esporadicamente posts neste blog.

Sem comentários: