Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Faial cortado à faca VII - A FALHA DA LOMBA GRANDE

Falha da Lomba Grande, tal como o nome indica, é a que tem maior expressão morfológica em toda a ilha do Faial e separa as freguesias de Pedro Miguel e de Ribeirinha. Vista à distância parece uma serra típica, pois este degrau tem mais de 8 km de comprimento, bem visíveis à superfície, e forma um degrau cujo desnível chega a ser superior a 170 m de altura.
Falha da Lomba Grande vista do lado sul, na freguesia de Pedro Miguel (foto tirada de Sul para Norte).

Tal como a falha da Ribeira do Rato, esta também tem uma escarpa muito inclinada para sul, assinalada a vermelho na foto acima, e, novamente, os terrenos que se situam a sul desta falha estão abatidos em relação aos do bloco norte, ao contrário das falhas a sul da freguesia de Pedro Miguel.
A escarpa de falha é tão inclinada que na sequência do sismo de 9 de Julho de 1998 grandes escorregamentos ocorreram nesta escarpa, ainda visíveis presentemente, contudo, se nos deslocarmos ao ponto I assinalado no cimo da escarpa (clique na foto para ampliar), obtemos a morfologia da foto abaixo.

Onde se verifica que a vertene norte da Lomba Grande é muito menos inclinada, o que permite o desenvolvimento das pastagens típicas das zonas altas do Faial, cujos minifundios são separados por hortências que florescem de Junho a Agosto. Nota: A linha vermelha à direita dos terrenos (mais evidente se clicar na imagem) é o topo do degrau e aproximandamente coincidente com o ponto I da foto anterior.


Na vertente sul apenas as árvores conseguem suportar tão grande inclinação, pelo que, naturalmente o solo se encontra sem uso humano, contrariamente ao que acontece aos terrenos horizontais situados no bloco abatido da falha, novamente com pastagens.

Escarpa da Lomba Grande vista numa zona mais para o interior da ilha na freguesia de Pedro Miguel

A freguesia de Pedro Miguel desenvolve-se no bloco abatido a sul das escarpas da Ribeira do Rato e da Lomba Grande assinalada na foto.

A norte desta lomba outra interessante ocorre, a última desta série a tratar aqui, mas que tem uma particularidade que depois de mostrada é tão evidente aos olhos de qualquer um, embora seja uma característica comum a todas as seis falhas até agora mostradas.

2 comentários:

Desambientado disse...

Outra excelente lomba "cortada à faca". Quando saltas para outra ilha?
Vejo que continuas atento a todas as manifestações culturais da ilha.

Bom fim de semana.

Carlos Faria disse...

ao desambientado
Pois é e a próxima penso que será a mais interessante de todas... saltar para outra ilha só depois de cobertura fotográfica é que as fotos ora surgem ao abrigo dos temas pretendidos ora estão no meu album e assumo, 90% são do Faial por questões práticas.
Quanto à cultura parece que não só atento, cada vez mais comprometido