Páginas

sábado, 27 de junho de 2009

SÃO PEDRO DA BOCA DA RIBEIRA

Se Santo António abre em Lisboa a época das festas dos santos populares, estas atingem o auge nos mais diversos cantos do país no dia de São João e encerram a 29 de Junho com São Pedro.

No Faial a população vai para o interior da ilha em piqueniques e romarias no feriado de São João da Caldeira. Mas pelo São Pedro as várias freguesias rurais descem aos seus portinho e zonas balneares celebrar o santo pescador.

A Ribeirinha, sem as modernices de concertos de música de qualidade e letras duvidosas, que perturbam a espontaneidade desta tradição, mantém o hábito de iniciar a festa em torno da pequena ermida de São Pedro, junto ao porto da Boca da Ribeira.

Ao longo do dia, com farnel próprio ou adquirido a instituições culturais tradicionais ,como a Sociedade Filarmónica e para angariação de verbas, os ribeirinhenses convivem em torno dos vários espaços ao sol ou à sombra dispersos na zona da Boca da Ribeira.

Os mais novos tendem a esquecer-se em longos banhos, em exibições mútuas das suas artes com saltos para a água ou regas surpresas daqueles que calmamente se alheiam do mundo à sua volta e optam, descuidada e abusivamente, por se bronzear ao sol.

Ao longo da tarde os instrumentos tradicionais de corda ou gravações de chamarrita põem todos a bailar de uma forma descontraída e por vezes já desajeitada pelos vapores da festa ou pela iniciação nesta arte. No fim... esgotados, lentamente a festa acaba.
Este ano, devido à rigidez dos horários laborais semanais, o São Pedro vem um dia mais cedo e, se a meteorologia deixar, a festa acontece amanhã.
Queira São Pedro colaborar!

11 comentários:

Nélia Botelho disse...

Boa Noite!

Em época de santos populares está muito interessante o seu post com a tradição dos vários lugares do Faial.
Venho também deixar o link de um vídeo em que a Marta tocou Sarasate. Foi carregado para o Youtube estes dias, mas a gravação é do recital que ela deu na Meadowmount School of Music - New York em Julho/2008.
Com esta peça ganhou recentemente o Concerto Competition da Roosevelt University (Chicago) e assim em Fevereiro/2010 será solista com a Orquestra sinfónica da Universidade.

http://www.youtube.com/watch?v=vgul8Xcs_OU&eurl=http%3A%2F%2Fmagiadocrochet.blogspot.com%2F&feature=player_embedded

Bom fim de semana
Um abraço
Nélia

Os Incansáveis disse...

Espero que o dia hoje tenha sido de sol para você aproveitar a festa. Por aqui, o fim de semana foi de muita chuva e frio (16 graus Celsius).
Denise

Carlos Faria disse...

à nélia
Já ouvi, gostei muito do modo como ela interpreta a obra, embora não a conhecesse.
aliás descobri os blog do quarteto e o twitter ejá estou a segui-los, pelo que penso doravante será possível acompanhar muito melhor a carreira e a evolução de todos.
Obrigado pela informação.

aos incansáveis
infelizmente choveu quase todo o fim-de-semana, não intensamente mas continuada. assim adquiri a refeição à colectividade cultural e vim para casa. o frio é relativo, ronda os 20 ºC para mim é bom nestas condições de humidade.

Pedrita disse...

que lindos lugares. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

à pedrita
é o meu lugar quase privativo no inverno para leitura e relaxar e no verão, já com mais gente, para os meus banhos, mesmo a um kilómetro de casa

Reciclando Hábitos, Mudando Atitudes disse...

Ola caro amigo, aqui na Amazônia ficamos muito felizes de saber que o Festival de Parintins ganhou mais um admirador, infelizmente voce escolheu o boi contrario ao meu, mas isso faz parte da festa.

Abraços e saudações geológicas

Carlos Faria disse...

ao professor Elias
Confesso que o seu post aumentou significativamente a minha curiosidade em visitar a Amazónia e subir o rio e..., se possível, ir ver o festival de Parintins.

Unknown disse...

Pois S. Pedro nao colaborou, gostei da primeira foto, tem algo familiar...
mas la se conseguiu alguma animação, Os Santos nao estão a colaborar la muito.

Carlos Faria disse...

ainda pensei que o familiar era a beleza das águas, afinal era o popó...

Tibério Dinis disse...

Gosto do mar da última foto, fantástico.

Haja Saúde

Carlos Faria disse...

poia o dia estava assim, mas não era de são pedro, uma questão de sorte