Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SEMANA DO MAR - FOLCLORE INTERNACIONAL

Entre as sinergias surgidas na Semana do Mar com outras festas de verão nos Açores resulta a da presença de grupos de folclore estrangeiros, relacionados com um Festival Internacional de Folclore.
Devido à hora tardia dos concertos, opto por explorar outros eventos e regressar a casa a horas de ir trabalhar cedo no dia seguinte.
Assim, após uma ida à Festa do Livro, deparei-me com a actuação de um grupo folclórico vindo da Turquia. Entre danças guerreiras dos homens e outras mais pacíficas das mulheres, ficou-me apenas a impressão de estar perante uma comunidade com muito de europeu e tipicamente mediterrânica, apesar das suas especificidades.
Gostei de assistir ao espectáculo, sobretudo devido ao ritmo em aceleração da maioria das "modas" dançadas, com passos simples que parecem complexos devido à velocidade final, e pela forma como envolveram os espectadores presentes. Apesar de tudob senti a falta do canto a acompanhar as coreografias apresentadas como acontece cá mais para ocidente do Velho Mundo.
Valeu ainda por ser um momento de espreita para outra cultura pouco radicada no cristianismo.

Sei que houve presença de um grupo paraguaio na Semana do Mar... mas certamente os nossos caminhos não se cruzaram.

2 comentários:

Pedrita disse...

nossa, fiquei com vontade de ver esse evento. gosto de ver tradições culturais de outros países. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

pois é sempre um intercâmbio de culturas