Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

1 de Outubro: DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Danusha Waskiewicz no concerto ao ar livre no Forte de São Sebastião no passado fim-de-semana

Música, sem dúvida uma das formas mais antigas de expressão artística global, cuja primeira ferramenta para criar se situava no próprio ser humano:a voz, capaz de atingir diversas oitavas, ritmos e entoações.
Música, não me importa que seja étnica ou universal, antiga ou contemporânea, erudita ou popular, tonal, modal ou atonal, consonante ou dissonante, comercial ou invendável, profissional ou amadora. A mim importa-me que seja Boa e Honesta, atributos por vezes de difícil definição, mas que concedo a toda aquela Música que torna a minha vida digna de ser vivida com prazer.

Parafraseando um comercial: se eu podia viver sem a Música, poder, podia, mas não era a mesma coisa e entre as boas memórias da vida, a Música tem uma cota parte muito significativa.

8 comentários:

Valter Medeiros disse...

Sou músico e já nem me lembrava que o dia mundial da música se assinalava hoje...
Quanto ao gosto musical, também gosto de todo o tipo, desde que seja música e não chinfrineira sem pés nem cabeça. Por incrível que pareça até comecei a apreciar musica pimba recentemente, desde que comecei a tocar numa banda de bailes.
A música de filarmónica também me fascina, desde que bem tocada, claro. É pena que já não haja muitos jovens da minha idade a querer tocar nas filarmónicas...
enfim...

Bom dia da Musica!

Os Incansáveis disse...

Eu não sabia que o dia mundial da música é hoje. Realmente, a música é capaz de reunir pessoas, relaxar, unir povos e culturas.
Denise

Pedrita disse...

música é maravilhosa mesmo. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Faria disse...

ao valter
eu deixei de tocar na filarmónica ainda criança, mas nunca deixei de amar a música. Um dos motivos porque os jovens não estão ligados às bandas prende-se com um certo corte com as tradições para auto-sensação de independência e de modernidade. No passado as filarmónicas cobriam outras necessidades, como transporte para as festas e convívio numa época em que não havia alternativas e era preciso boas justificações para se ausentar de casa à noite, o que já não acontece hoje. Qualquer forma, as filarmónicas são nos açores autências escolas de música mesmo a actualidade.

aos incansáveis
pois o post serve também para informar os que não sabiam desta comemoração a 1 de Outubro.

à pedrita
sim, a música é uma das principais maravilhas produzidas pela humanidade.

Maria Fernanda disse...

A música é uma grande companheira.
Gosto muito de música.

Grifo disse...

Adoro Musica... :)

Mas não considero que as filarmónicas tenham poucas pessoas... Os Açores têm o maior nº de músicos por metro quadrado do pais... Existe é o problema de a maioria dos jovens irem quase todos para a mesma filarmónica (Praiense)... Mas como é óbvio é preferível para eles estarem juntos... :P até os prende mais á musica...

Eu nunca entrei para uma filarmónica...

Carlos Faria disse...

à nanda
subscrevo integralmente o que disse.

ao grifo
Quando dizemos que as filarmónicas dos açores têm poucos jovens ou gente estamos a comparar épocas. Quando tinha a tua idade praticamente todos a partir dos 9/10 anos em diante aprediam solfejo e pertenciam a uma banda nas freguesias onde esta existia ou a uma tuna de cordas, hoje existem muitos jovens que não aprenderam solfejo não tocam em filarmónicas nem em tunas. Julgo que não te sentes excepção, no meu tempo o teu caso era excepção. Portanto houve um decréscimo. Quando comparamos com o continente, é verdade que a grande tradição açoriana tem ainda muita força e daí termos uma taxa muito superior de jovens tocadores que lá.
Estás numa freguesia sem banda vizinha daquela que tem a maior banda da ilha e por isso dá-te a sensação que todos vão para lá, mas isso não acontece nos jovens daqui ou dos flamengos e outras freguesias.
Já agora, quando criança, o professor de solfejo da ribeirinha era meu pai e a escola de música era na minha casa, daí ter tido sempre grandes ligações à música, embora também goste de música erudita e isso já é muito mais raro no faial, mas se fores à alemanha já não são as bandas mas as orquestras e aí a música é rainha.