Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

QUINTA-FEIRA DE AMIGOS

É um jantar de amigos meus noutra ocasião e são amigos todo o ano, independentemente de serem homens ou mulheres... e quase todos geólogos

Hoje nos Açores é Quinta-feira de Amigos. Claro está que também o é em todos os cantos do mundo onde existirem Açorianos que na labuta do dia-a-dia se lembram que esta é a quarta Quinta-feira antes do Carnaval, sei que há os que não se esquecem e as mensagens trocadas neste dia despertam muitos para realidade desta tradição.
Começaram assim os festejos de Carnaval que nestas ilhas, estes não são 3 dias, nem 5, mas 9 dias. Pois Carnaval é precedido de quatro quinta feiras de convívio: Quinta-feira de Amigos, Quinta-feira de Amigas, Quinta-feira de Compadres e Quinta-feira de Comadres. Cada uma um pretexto para jantares de convívio, por vezes com abusos típicos do Entrudo.
Presentemente as Quintas-feiras de Amigos e Amigas tendem para comemorações separadas de homens e de mulheres respectivamente. No primeiro caso, as excepções são mais frequentes, mas no Dias das Amigas cuidado com elas, pois homem é espécie que não deve ter a veleidade de ir aos restaurantes e bares nessa noite... há quem se esqueça que, por vezes, alguns são meros visitantes nas ilhas, alheios a esta tradição e nem sempre se sentem tão bem perante esta particularidade insular.

A todos os amigos aqui vão os meus votos:
Tenham uma Feliz e Divertida Quinta-feira de Amigos

12 comentários:

Pedrita disse...

que máximo. reuniões assim estão bem escassas, cada um fica mais no seu canto hj em dia, uma pena. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

à pedrita
mas aqui nos Açores nestes dias a tradição é mesmo muito forte e praticamente todo mundo fica envolvido num ou no outro dia

Valter Medeiros disse...

Realmente o dia de amigos é todos os dias.
Mas as tradições são para cumprir e lá vamos nós aos almoços, jantares e noitadas típicas, com os habituais abusos.
Nesta altura do ano tenho penas dos Patrões, professores, directores, etc, pois as próximas sextas-feiras terão uma redução de produtividade muito grande! ;)

Bom dias de amigos caro Geocrusoe

Anónimo disse...

Feliz Dia de Amigos, Carlos. Gostei muito da foto, já foi há algum tempo, mas a amizade sincera é intemporal. Fátima.

Carlos Faria disse...

@ valter
como eu te compreendo Valter... mesmo assim terei de me controlar pois amanhã tenho algumas actividades que obrigam a alguma responsabilidade pessoal.

@ Fátima
Obrigado, a amizade mantém-se com o tempo, mesmo daqui a muitos anos espero ainda ter o prazer de olhar a foto e sentir que todos são amigos, por isso a coloquei a título de exemplo deste dia e da próxima quinta-feira ;)

Ana Rita disse...

É impressão minha eu eu estou ali?
Desejo-te um bom dia de amigos.
Beijinhos

Carlos Faria disse...

@ ana rita
estás sim, comeste mesmo ao meu lado ;) e já sabes o motivo da comemoração naquele dia e que comi com tantos amigos

Anónimo disse...

Que os amigos não se encontrem apenas nesse dia. Que se encontrem todos os dias, se possível.

Carlos Faria disse...

@ maldosaçores
Concordo... mas se a vida não permite o convívio que gostaríamos, ao menos aproveitemos este dia.

Maria Fernanda disse...

Antigamente, faziam-se os "assaltos" de carnaval nestes dias
Grupos de amigos juntavam-se, levavam filhós, coscorões, fofas e outros doces da época e escolhiam a casa de um amigo para conviverem.
Era um "assalto" porque chegavam de surpresa. Esta tradição tem vindo a perder-se com a introdução de novos hábitos, o restaurante e a separação dos sexos.

Mudanças! Aculturações!

Carlos Faria disse...

@ nanda
ainda sou desses tempos e por acaso dei essa informação a um jornal regional que me questionou sobre os assaltos de carnaval

Anónimo disse...

Belos tempos, meu amigo!
Ainda que de estudantes tardios.
Bom ano de amigos! Havemos de nos encntrar de novo na Horta ou aqui, de preferência com mais um pouquito de calor.

Mais uma anónima que te escreve (chiu... sou a Matilde)