Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Freguesias e localidades de São Jorge 2 - Santo Antão

A freguesia de Santo Antão, situada quase na extremidade oriental de São Jorge, encontra-se separada da zona central e ocidental desta alongada ilha por uma extensa e alta serra, que a isolou das povoações a oeste durante séculos e a tornou, conjuntamente com a contígua ex-vila do Topo, numa sub-ilha com uma vida muito própria.

(clique na foto para a ampliar)

Cercada de pastagens de minifúndio, com um verde muito característico. Esta localidade estende-se num planalto sobranceiro ao mar, cortado por ribeiras paralelas de caudal perene e vários cones vulcânicos e afloramentos rochosos onde a cor de ferrugem empresta um contraste original na ilha.

Santo Antão tem uma economia pujante baseada na produção de carne bovina, lacticínios e fumeiros, possui ainda uma população onde a juventude é uma fracção importante dos seus habitantes. No 1.º de Janeiro de 1980 a localidade foi destruída pelo sismo mais intenso do século XX nos Açores, tendo sido reconstruída com a traça original na maioria dos seus edifícios.

(Clique na foto para a ampliar)

Esta freguesia tem uma ligação muito especial à Ribeirinha do Faial, na década de 1960 iniciou-se uma migração de jorgenses, sobretudo desta localidade, para a Ribeirinha e no início da década de 1980 quase 40% dos ribeirinhenses eram provenientes de São Jorge, hoje grande parte das famílias destas duas comunidades possuem laços familiares na outra ilha.

A haver geminações de freguesias, Santo Antão de São Jorge, sem dúvida, seria irmã da Ribeirinha do Faial.

5 comentários:

Pedrita disse...

que vale lindo. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

É de facto uma zona muito agradável e simpática.

Fernando Vasconcelos disse...

Lindo e gosto da vaca no meio do prado, a espreitar :-)

Carlos Faria disse...

É um vitelinho amoroso que empresta ternura à foto.

Reciclando Hábitos, Mudando Atitudes disse...

Ola caro amigo sempre eh bom ter voce comentando os posts nos blog.

Excelente alerta, temos nessa regiao a ponte corta o Rio Negro e fica a jusante da area de extracao de areia, mais um cuidado a se ter.

Obrigado e seja bem vindo sempre!