Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Espírito Santo a festa dos Açores

As coroas das irmandades do lugar da Ribeirinha

Hoje, 50 dias após a Páscoa, é Domingo de Pentecostes, o dia da celebração da festa mais importante e abrangente da cultura tradicional dos Açores que se estende por todas as ilhas e diáspora Açoriana, desde Lisboa ao Canadá, descendo até ao Brasil e sem esquecer as marcas que deixou no longínquo Havai.
Ao longo dos anos Geocrusoe tem explicado esta tradição, desde a simbologia da Coroa, ao Estandarte, às sopas, aos impérios e muito mais, tudo a coberto da etiqueta Espírito Santo.
Esta é a festa Açoriana que une o temor pelas forças da natureza à fé na protecção do Divino, onde a crença, as lendas e a ciência se cruzam e talvez por isso a Geologia seja uma ciência tão respeitada nestas ilhas.

3 comentários:

Pedrita disse...

geocrusoe, recentemente no brasil temos tido menos produções de óperas já q os dois principais teatros municipais do são paulo e do rj ficaram fechados. cada um montava em média umas 6 óperas por ano. o do rj reinaugurou no ano passado e montou umas 3 desde lá. há o festival de ópera em manaus. tinha outro em belém, mas não tem sido realizado. curitiba às vezes monta alguma ópera. e muito raramente porto alegre no rio grande do sul. em são paulo o q mais monta atualmente é o teatro são pedro e essas montagens seguem para cidades do interior às vezes. bragança paulista no interior de são paulo vai ter duas montagens de ópera esse ano.

Carlos Faria disse...

Obrigado pela informação, também hoje descobri que há festas do Espírito Santo em Viana ES, logo no Brasil já sei que se realizam estas festas em pelo menos três Estados Rio Grande do Sul, RJ e ES.

Pedrita disse...

geocrusoe, eu sempre ouço de festas do espírito santo aqui no brasil se não me engano uma tradicional é no maranhão.