sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cavidades Vulcânicas dos Açores - Vídeo

Magnífico vídeo sobre as grutas vulcânicas dos Açores, a sua diversidade tipológica e morfológica, génese e biodiversidade cavernícola.


Um vídeo que não só promove os Açores em termos turísticos, mas que é também um instrumento de divulgação científica da geodiversidade e biodiversidade destas ilhas.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Árias que eu gosto: Prendi l'anel ti dono

Agora que as noites são longas e as saudades de música nuncame  desaparecem, tenho aproveitado para me deliciar com aquela expressão cultural que congrega a arte de representar, de cantar, de encenar, de tocar, de dirigir atores e uma orquestra: a ópera.
Como já vem sendo habitual aqui, mas pura coincidência, o soprano que mais vezes vi ao vivo, Juan Diego Florez, reaparece com uma excelente interpretação ao lado de linda e excelente soprano Natalie Dessay na ópera "A Sonâmbula".

Dessay interpreta uma magnífica sonâmbula mas não encontrei um vídeo à altura

domingo, 22 de janeiro de 2012

Convém lembrar: o risco sísmico em Lisboa


Lisboa

Porque havendo consciência da população de um lugar do risco natural a que está sujeita, esta não só se prepara melhor para o enfrentar, como também cria pressões para que os governantes tomem as medidas mais adequadas, aqui fica um artigo e respetivo estudo base sobre o elevado risco sísmico a que Lisboa está sujeita:

Magnitude 7 ameaça Lisboa, subentende-se na escala de Richter;

Já agora, um boletim da Câmara Municipal de Lisboa com informações de uma forma muito mais acessível ao qualquer pessoa relativamente ao comportamento a ter perante um sismo na capital...

Para o risco sísmico, a informação e a prevenção são as melhores formas de sobreviver a um terramoto.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Centro de Vulcanologia dos Açores entre os melhores

É sempre com orgulho que ouço falar bem deste Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, com o qual tenho a honra de colaborar, com quem já desenvolvi trabalhos e conheço investigadores que além de grandes homens das ciências da Terra são meus colegas, amigos e formadores na área dos Riscos Geológicos.

 

 Parabéns!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Horta cidade de portos


A partir do século XV vila da Horta formou-se em torno do seu pequeno porto de Santa Cruz... depois no século XIX tornou-se cidade e nasceu o grande molhe sul, os transportes marítimos de passageiros perderam importância no século XX e o mar passou a ser um importante pólo de recreio náutico e lazer e surgiu a marina.
Não sei que destino no século XXI está reservado para a Horta... mas está a nascer a norte o novo cais de cruzeiros do início deste novo século...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Geólogo e Beato: Nicolau Steno

Nicolau Steno, imagem daqui

Dinamarquês, nascido luterano a 11 de janeiro de 1638, convertido ao catolicismo com base nos seus estudos individuais, observador da natureza, desenvolveu numerosos trabalhos na área da medicina, mas foi nas Ciências da Terra que as suas descobertas se destacaram.
Ainda hoje as suas deduções são ensinadas logo nos primeiros anos da geologia: Lei de Steno na cristalografia sobre a constância dos ângulos entre faces equivalentes de um dois cristais do mesmo mineral,e os Princípios da sobreposição dos estratos, da horizontalidade de formação das camadas sedimentares e da continuidade lateral, bem como a idade relativa das descontinuidades dentro de uma rocha, estão ainda hoje na base da estratigrafia moderna, sem esquecer a sua afirmação de que os fósseis eram os restos dos seres vivos à data da formação das rochas, antecipando em muito a raízes da teoria de Darwin.
A sua carreia de conversão e trabalhos teológicos levaram à sua beatificação por João Paulo II em 1987, mostrando que é possível ser-se um grande cientista e homem de fé.
Se à humanidade não faltarem homens de Saber como Steno e bons o futuro será bem melhor.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pessoa - A minha pátria é a língua Portuguesa

"Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.

Sim, porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-m'a do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha."

Profissionalmente tenho de escrever nos dias úteis e ao longo de 7 horas diárias com obediência às normas do acordo ortográfico, agora oficialmente em vigor em Portugal e na Administração Regional... já treino há cerca de dois anos as novas regras e ainda não consigo perceber tudo... não me pronuncio sobre a sua qualidade técnica, mas torna-se impraticável estar a utilizar diariamente duas normas em simultâneo, doravante, após o texto de Pessoa acima transcrito, Geocrusoe adota o novo acordo ortográfico nos seus futuros textos... 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Presépio tradicional de 2012


Após mostrar um presépio original no anterior artigo de Geocrusoe, situado aqui na Ribeirinha, hoje, sem mudar de freguesia, outro presépio em estilo tradicional agora exposto nos Espalhafatos.
Uma característica comum, ambos foram vencedores no concurso de presépios do Núcleo Cultural da Horta nas suas categorias: tradicional ou original.
Assim, a cultura nesta freguesia continua viva, quer recordando as nossas formas de expressão artística populares do passado, quer através da sua renovação, dando-lhe nova roupagem e a preparar-se para manter-se viva e enfrentar o futuro.
Aproveite o dia de reis e descubra estas obras de arte aqui na Ribeirinha.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Presépio de 42 Presépios

Ao nível de presépios originais no Faial, tema que habitualmente retomo no início de cada ano, em 2012 destaco um aqui na rua da Igreja da Ribeirinha, um Presépio constituído por 42 representações da cena central do Natal: a Sagrada Família na gruta de Belém.


Desde a cortiça, passando pela lapinha tradicional dos Açores até à madeira, ao papel e continuando pelo pano pintado...


... prosseguindo por vários tipos de pedra, avançando para as modernas cápsulas de café expresso e voltando aos já esquecidos sabugos das espigas ou maçarocas de milho, além de outros materiais e técnicas diversas...


que totalizam as 42 formas diferentes de ver um presépio junto à casa de venda de artesanato da Ribeirinha... uma originalidade de originalidades a não perder nesta época.