Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Livros sobre a nossa Terra

Mostra da minha estante sobre o Faial

Muitos de nós temos por hábito comprar o romance que está na moda, o título que relata aquele escândalo político ou pessoal, a obra que disserta sobre um grande tema... mas praticamente todas as terras têm livros que nos dão a conhecer a sua região e no caso do Faial existem tantos a contar a historia desta ilha, do concelho e das suas gentes....

quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril

Desde de 2008 que todos os anos nesta data publico aqui um artigo sobre o dia Libertação de Portugal a cantar a revolução dos Cravos de 1974 e a celebrar o Feriado Nacional do Dia da Liberdade com um poema tendo como base um craveiro do meu jardim.
Ao longo de vários anos o meu craveiro foi resistindo, mas no ano passado o meu craveiro não floriu, prenúncio talvez dos receios sobre um futuro onde os ideais da libertação iriam hibernar, a verdade é que, infelizmente, em 2012 o meu craveiro não está a dar sinal de vida...
Espero um dia voltar a poder cantar aqui o Sonho de Abril.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro - 23 de abril

Todos os anos relato aqui as melhores obras lidas ao longo do último ano, confesso que intensifiquei nos tempos mais recentes a minha leitura e felizmente a qualidade das obras foi elevada, pelo que a escolha não foi fácil.
O melhor livro de literatura Portuguesa
Uma das melhores obras que li de Saramago, profundo e sarcástico quanto baste para nos fazer refletir sobre a nossa sociedade e a morte de uma forma que é ao mesmo tempo divertida e séria.

O melhor romance de literatura Canadiana
 Foi finalista do prémio Booker prize de 2011, irmãos que espelham a consciência, o crime, a ambição e o arrependimento, numa sociedade sem lei que foi a corrida ao ouro no far west americano, isto numa escrita irónica e fácil.

Dois livros, destaco aqui ao nível da literatura internacional:


Uma extensa obra com reflexões sobre a capacidade de reabilitação de um indivíduo, um retrato da revolução francesa e da batalha de Waterloo numa escrita fácil e linear típica do século XIX, com todos os seus exageros na qualidades e defeitos das personagens típicos do estilo da época.

É um pequeno livro, mas o que mais me fascinou. Não é um verdadeiro romance, é mais uma metáfora contada de uma forma de tal forma esquematizada, simbolizada, matematizada e com raízes nas viagens de Marco Polo, literatura pura, quase abstrata, mas que não deixa de nos fazer pensar, são pequenos retratos de cidades símbolo, uma obra fundamental para quem gosta de um livro que é simplesmente o ideal de uma obra de arte. 

domingo, 22 de abril de 2012

22 DE ABRIL:DIA INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA



As imagens falam por si, é de uma beleza imensa este Planeta, mas de uma fragilidade tremenda nas mãos da humanidade.
Está nas nossas mão não destruir o equilíbrio que a Terra criou dentro de si, embora esta também tenha inconscientemente gerado o Homem que pode destruir todo o seu trabalho de milhões de anos.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Segréis de Lisboa na Matriz da Horta


É já amanhã, dia 21 de abril, na Matriz da Horta, pelas 20h30, os Segréis de Lisboa com música ibérica do renascimento e integrado na Temporada de Música Açores 2012, promovida pela direção regional da Cultura.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nos 170.º aniversário do nascimento de Antero de Quental

Talvez o maior poeta Açoriano de todos os tempos, um idealista que não aguentou a pressão deste mundo injusto no qual ele sempre lutou para ser melhor.
Um soneto declamado em sotaque brasileito como prova da sua universalidade e reconhecimento de que a nossa pátria é a língua Portuguesa.

sábado, 7 de abril de 2012

Votos de Feliz Páscoa

Recordando os magníficos concertos da Páscoa na igreja de São Francisco, executados pela Hortacamerata, aqui com a sinfonia Aleluia de Haydn dirigida por Kurt Spanier

A todos os leitores habituais, ocasionais ou acidentais e comentadores

Crentes ou não crentes

Votos de uma Páscoa Feliz

Uma atenção especial aos Cristãos por estarmos seguros que

Mesmo quando tudo parece irremediavelmente mal, ficamos cansados de lutar e deixamo-nos dormir

Cristo Ressuscita e Atua



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Recordando grandes concertos da Semana Santa na Horta

Não tenho palavras para descrever as saudades que tenho dos grandes Concertos da Páscoa que ainda recentemente se ouviam na Horta. Hoje, recordo um andamento mais próprio dos mistérios que que se celebram antes do Domingo da Ressurreição:
   

 Foi apenas há 3 anos, para quando o próximo desta qualidade?