Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Dentro do Segredo - José Luís Peixoto




Acabei de ler a crónica de viagens "Dentro do Segredo" de José Luís Peixoto (JLP).
Efetivamente há viagens que não são a um sítio que habitualmente gostaríamos de ir por prazer, mas por que deveríamos conhecer.
As ideias políticas de JLP são públicas e no seu livro deixa claro a sua opção pelos regimes democráticos, mas o escritor teve dificuldades em definir o modelo politico da Coreia do Norte e optou por defini-lo pela negativa:
"Quem diz que a Coreia do Norte é a ditadura comunista mais severa do mundo está errado. Quem diz que é o último reduto do estalinismo está errado. A Coreia do Norte é uma ditadura severa, provavelmente a mais severa do mundo, mas não é comunista. A Coreia do Norte é o último reduto de alguma coisa, muito provavelmente também é o primeiro e único reduto dessa mesma coisa, mas não é estalinista."
O livro é de leitura fácil, a viagem ocorreu aquando do centenário de Kim Il-Sung, o que permitiu a este grupo percorrer quase todo o País, mas vai destilando um sentimento triste e desperta uma compaixão por aquela gente que desconhece o que é o resto do mundo, faz sentir aquela pena de um povo que é inconscientemente desgraçado e é convencido do contrário.
À saída da Coreia do Norte JLP conclui "Naquele momento, a China era o símbolo da liberdade." vale a pena ler o livro para compreender isto.

1 comentário:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. eu adorei no caminho de guermantes, acho q foi assim q saiu no brasil. beijos, pedrita