Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

"Venenos de Deus Remédios do Diabo" de Mia Couto




"Venenos de Deus Remédios do Diabo" de Mia Couto é um romance que mistura numa aldeia de Moçambique um pseudomédico português que ali vai parar perdido de amores por uma mulata que se torna ausente e na espera tenta curar moçambicanos doentes da alma ou do corpo, mas onde todos eles lhe mentem, enquanto escondem segredos e alimentam entre si ódios, traições e paixões temperadas com traumas de velhice e vinganças das aventuras de um passado jovem e saudoso que já se ensombra pelo espreitar da morte.
Um romance que que cria uma história maravilhosa, que roça a perversão misturada com as superstição populares locais, mas cheia de ternura e sempre atravessada pelo bom humor, a ironia e a ternura.
Mia Couto nesta obra mais do que expor uma série de neologismos, cria um mundo fantástico onde os sentimentos das pessoas são expressos por receios que animam as coisas que parecem transubstanciar-se nos medos das personagem. Uma pequena obra muito agradável que apesar de laivos sombrios está cheia de ternura e nos dá boa disposição e prazer. Recomendo a qualquer tipo de leitor.

1 comentário:

Pedrita disse...

eu adoro mia couto. anotado esse. lendo memórias de minhas putas tristes. é muito bonito. melancólico mas bonito. beijos, pedrita